terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Disciplina: palavra-chave para 2014!


No dicionário: 1 Ensino, instrução e educação. 2 Relação de submissão de quem é ensinado, para com aquele que ensina; observância de preceitos ou ordens escolares: Disciplina escolar. 3 Sujeição das atividades instintivas às refletidas. 4 Observância estrita das regras e regulamentos de uma organização civil ou estatal: Disciplina militar. 5 Conjunto de conhecimentos científicos, artísticos, linguísticos etc., que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. 6 Obediência à autoridade. 7 Procedimento correto. 8 Castigo, mortificação.



Tantos significados e nenhum de fato reflete o que realmente eu acho que esta palavra vem significando para mim ultimamente. Faz um tempo que sigo alguns instagrans fitness, com frases motivacionais, fotos incríveis de antes e depois, histórias de superação, etc.

Em maio faz um ano que eu decidi que queria mudar, mas aí parei e me perguntei: “Será que eu decidi mesmo?!”. E aí nas últimas semanas, algumas coisas me fizeram refletir sobre a tal da disciplina. Acho que ela é o que me falta.

Desde que eu comecei a cuidar de mim perdi 10kg e acho isso o máximo! Mas aí essa semana eu andei me pesando e percebi que dos 10kg, 5kg já voltaram. Opa! Lá vem o efeito sanfona mais uma vez, talvez com algumas estrias novas para acompanhar e algumas roupas que não fecham para me estressar. Mas quem é culpado? EU claro e somente eu! E quem pode mudar esta situação?

Eu sei que começo focada e aí vou lá e arrebento. Faço tudo certinho sabe? Uma belezura. Mas aí de repente eu escorrego a primeira vez e depois vem o resto. Tento comer em um dia tudo o que eu me privei por semanas. Fico imaginando como o meu organismo entende isso. Estou chegando aos 30 anos (ok, ainda faltam quatro...haha) mas preciso tomar cuidado. Nunca fui uma pessoa que emagrece fácil, mas sempre que fecho a boca e faço exercício consigo alguns resultados.

É fácil fazer dieta e exercício? NÃO! Talvez para você que é magra e gosta de colocar uma calça colada e um top seja uma delícia ir se exibir e “esquecer de comer”, mas para mim que sou gorda e gosto de fazer gordice não é nada legal. Quando entro na academia acho que estão todos me olhando e pensando “lá vem a gorda achando que vai mudar de vida!”... aí olho para o lado e sempre tem uma bonitinha, com um corpo legal paquerando o musculoso que se olha no espelho de cinco em cinco minutos. Claro que o meu objetivo não é ir para paquerar (oi namorado, te amo!!haha), mas é horrível ser a gordinha desengonçada, sabe? Parece que todos te olham na esteira esperando que você caia.

Mas enfim, enquanto eu fugir desse tipo de situação, eu vou continuar sendo a gorda que faz gordice certo? Então é aqui neste ponto que a gente volta para a disciplina. Eu fiz uma pesquisa (sou jornalista e gosto de estudar alguns assuntos antes de falar deles) e percebi que as pessoas que tiveram resultados foram aquelas que abdicaram de algumas coisas em função de um bem maior: a saúde!

Essas pessoas foram disciplinadas e tinham um objetivo maior. Sei que não vai ser fácil e nem simples, mas acredito que se eu pensar em um dia após o outro as coisas podem funcionar para mim.

Se você leu até aqui e pensou lá vai ela de novo, eu tenho um recado: Sim vou mesmo. Enquanto eu decidir não desistir de mim irei recomeçar quantas vezes forem necessárias. Se eu tivesse me colocado em primeiro lugar desde o começo poderia estar aqui falando das minhas conquistas.

Li em um monte de blog e instagram os resultados que as pessoas conseguiram: quantos buracos de cinto a menos, quantos quilos a menos, números de roupa menor e tal. Qual o meu balanço de final de ano? Voltei a usar algumas calças que eu já não estava mais usando porque estavam folgadas, não quero mais me pesar e estou desanimando das coisas.



Mas vou tentar mais uma vez. Vou focar e ser uma pessoa disciplinada! Aliás, DISCIPLINA é a palavra de ordem desse ano!
Quem vem comigo??

3 comentários: