sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Não estou grávida, estou gorda mesmo!"


Você está de pé, toda distraída em um transporte público, não importa se é um trem, metrô ou ônibus. Claro que você não percebeu que estava perto de um banco preferencial, ou até mesmo se percebeu, não se importou afinal, você aprendeu na escola e em todos os bons exemplos de ética e bons costumes que você não deve sentar no banco preferencial, se não é uma pessoa que precise.

Assim como sabemos que temos que dar lugar aos mais velhos, levantar para as mães com crianças de colo sentar e, os mais bonzinhos se oferecer para segurar as bolsas, malas e sacolas daquela moça que entrou correndo no ônibus e está quase caindo toda vez que o veículo breca.

Que mulher (gordinha) nunca passou por essa situação? “Moça, quer sentar aqui?”, você volta do mundo da lua para o planeta terra quando percebe que a pessoa que está te oferecendo o lugar está sentada no banco preferencial.

Eu não sei descrever qual a sensação, mas é um misto de vergonha com ódio e uma pitada de vontade de chorar. A vontade que dá é responder “Não estou grávida, estou gorda mesmo, obrigada!”. Mas como agora os assentos preferenciais também são destinados aos obesos, e o medo de receber de volta “eu sei que você está gorda, por isso mesmo estou oferecendo o lugar”.

Parece que neste momento todo mundo ao seu redor para o que está fazendo e começa a olhar para você. Os livros deixam de ser interessantes, os celulares que estavam funcionando a todo vapor deixam a ligação cair e até mesmo aquela criança que esta por perto para de cutucar o nariz para ver o que está acontecendo.

Claro que você fica com a cara vermelha e diz “não obrigada!” e tenta se afastar daqueles tais bancos preferenciais e por semanas você evita ficar por perto deles, até que um belo dia, quando você está novamente distraída, vem uma querida te oferecer o lugar de novo.

4 comentários:

  1. Aline, achei muito bacana e admirável essa sua determinação em querer mudar. Não simplesmente pelo seu físico, mas vai mudar também muito da sua saúde.
    Sem contar que sua auto estima vai mudar sua vida!

    Boa sorte, que você continue com essa determinação que com certeza vai alcançar seus objetivos!
    Se precisar de uma amiga que pega bastante no pé pode contar comigo rs.
    beijos e estou muito feliz por você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ci! Com certeza preciso ter por perto essas amigas que pegam no pé!rs

    ResponderExcluir
  3. Bom, bom... muito bom!

    Não preciso dizer que sou uma das pessoas que fica mega feliz a cada quilo que você elimina, ainda mais pela sua saúde!
    Então amiga, estou feliz por ter resolvido optar por uma dieta.. ops! Mudança para a vida toda.

    Terça-feira estarei do seu ladinho matando, com os olhos, qualquer pessoa que oferecer doces naquela área. E quando for eu mesma usarei o espelho.. haha

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu isso com a minha namorada, numa aula de yoga que fomos repor, a professora insinuou isso. A profesosra não nos conhecia de outra turma, e tinha a desculpa de poder dizer que estava preocupada com a saúde dela ao fazer determinados movimentos.

    Minha namorada é muito bonita, mas não tem essa neura 2.0 de corpo perfeito, nem precisa, ela nasceu bonita, a natureza lhe foi muito favorável, em todos os aspectos da beleza feminina. A salienciazinha que ela tem na barriga é lisinha, macia e...bem, deixa pra lá né?

    O que me bolou foi ver o quanto ela ficou bolada. Ela é super tranquila, mas aquilo mexeu com ela. Fico pensando em como se sentem as moças que estão realmente fora de forma, que sabem disso mas não conseguem sair dessa e ouvem algo assim. Certas coisas, certas maldades que as pessoas andam se sentindo autorizadas a fazer, ainda mais depois da moda do "politicamente correto" ultimamente, acabam com o moral da humanidade.

    ResponderExcluir